Líderes do campeonato, Andrea Bertolini e Michael Bartels chegam em 9º e levam decisão para última etapa na Argentina Para a alegria do público que lotou as arquibancadas do Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace neste domingo (28), a etapa brasileira do Itaipava GT1 foi vencida por dois representantes do País, Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão. O Maserati MC12 da dupla nacional largou na quarta colocação e conseguiu alcançar a liderança a pouco mais de 10 minutos do fim. Xandinho classificou a corrida como uma das mais especiais de sua vida e se emocionou ao receber a bandeirada na primeira posição. "Eu podia ver o público me dando apoio, podia ver o Enrique no pit wall, conseguia sentir os gritos de apoio. Com certeza, foi uma das vitórias mais importantes da minha vida. É a primeira vez que venço uma corrida internacional em Interlagos, então estou sem palavras", disse o piloto. "Enrique fez um ótimo trabalho. Fizemos uma boa estratégia ao deixar os pneus novos para a minha entrada na pista. O time fez um pit-stop fantástico e conseguimos fazer ultrapassagens. Depois, o Aston [dos líderes] à minha frente estava com dificuldade com os pneus. Infelizmente, não temos o mesmo motor que o deles, então tive de fazer uma ultrapassagem agressiva demais", comentou Xandinho sobre o momento em que assumiu a liderança. Na parte final da prova, o Maserati dos brasileiros se aproximou do Aston Martin DB9 do tcheco Tomas Enge e do inglês Darren Turner, que estava em primeiro. Depois de um toque no Pico de Pato entre os carros, a dupla brasileira conseguiu a ultrapassagem e levou ao delírio boa parte das 21.800 pessoas presentes no circuito paulistano. "Xandinho fez duas voltas muito boas com os pneus novos [depois da troca de pilotos]. Ele ficou próximo ao Turner o tempo todo e fez um trabalho fantástico", comentou Enrique Bernoldi, que comparou essa vitória com a que alcançou na temporada passada em Portugal. "Essa corrida foi mais difícil do que a do ano passado. Em 2009, o campeonato não era tão disputado como agora, e eu ainda tinha largado da pole", acrescentou o paranaense. Logo atrás do carro da dupla brasileira chegou o Aston Martin DB9 de Enge e Turner, o que levou a decisão do campeonato para a última prova da temporada. A dupla da Young Driver AMR chegou a 104 pontos com o resultado do fim de semana, ficando a 28 dos líderes Andrea Bertolini e Michael Bartels, que representam a mesma equipe dos vencedores da prova, a Vitaphone Racing. Ainda há 33 pontos em disputa na etapa de San Luis, na Argentina, que será realizada de 3 a 5 de dezembro. "Nunca se sabe o que vai acontecer. Provavelmente, Vettel foi para Abu Dhabi sem pensar que seria o campeão mundial [de Fórmula 1]. Tudo pode acontecer e nós só precisamos da certeza de que nos esforçaremos o máximo possível", afirmou Darren Turner, que classificou como "limpa" a ultrapassagem que o tirou do primeiro lugar da corrida.
"Tivemos um começo de prova muito bom, mas depois de 3 voltas comecei a ter dificuldades com os pneus. Infelizmente, o dia foi quente demais, e não conseguimos ter a mesma aderência de ontem", disse Tomas Enge, que acredita que a dupla não deve se focar na disputa do título. "Acho que não devemos pensar muito no campeonato, porque teremos 40 kg de lastro, e aparentemente na Argentina será ainda mais quente", afirmou o piloto. Na terceira colocação da prova ficou o Corvette Z06 do grego Alexander Margaritis e do alemão Marc Hennerici, cuja mãe é nascida em Curitiba. "Essa é minha primeira vez no Brasil, e é muito bom estar aqui e ver esse país lindo. Infelizmente, não falo português. Mas foi muito especial estar no pódio aqui", comentou Hennerici. Seu parceiro também se mostrou contente em conseguir o terceiro lugar, principalmente porque achou que poderia nem ter vindo ao Brasil em função de uma intoxicação alimentar. "Nas corridas de ontem e deste domingo, eu ainda não estava totalmente recuperado", revelou Margaritis. Daniel Serra e Chico Longo, que disputaram a etapa de Interlagos com um Maserati MC12, terminaram em 17º. A outra dupla de brasileiros abandonou a prova a 7 voltas do fim, com Sérgio Jimenez e Cláudio Dahruj ao volante de um Corvette Z06. O Lamborghini Murciélago R-SV de Ricardo Zonta, que corre ao lado do alemão Frank Kechele, também não completou a corrida.
O RESULTADO FINAL EM INTERLAGOS 1) Bernoldi / Negrao (Maserati MC12), com 1h01min23s296 2) Enge / Turner (Aston Martin DB9), a 2s348 3) Hennerici / Margaritis (Corvette Z06), 5s874 4) Piccione / Hirschi (Aston Martin DB9), a 6s077 5) Martin / Leinders (Ford GT), a 9s060 6) Dumbreck / Krumm (Nissan GT - R), a 10s574 7) Schwager / Pastorelli (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 11s367 8) Jani / Armindo (Ford GT Matech), a 22s358 9) Bertolini / Bartels (Maserati MC12), a 22.925 10) Heger / Müller (Maserati MC12), a 23s225 11) Nygaard / Mücke (Aston Martin DB9), a 31s682 12) Kox / Haase (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 43s720 13) Makowiecki / Clairay (Aston Martin DB9), 45s738 14) Westbrook / Mutsch (Ford GT Matech), a 52s474 15) Bobbi / Palttala (Ford GT), a 54s724 16) Ara / Nilsson (Nissan GT - R), a 1min11s191 17) Serra / Longo (Maserati MC12), a 1min18s694 18) Wendlinger / Moser (Nissan GT - R), a 1min34s780 19) Huisman / Kuismanen (Corvette Z06), a 1 volta 20) Jimenez / Dahruj (Corvette Z0), a 7 voltas 21) Campbell-Walter / Hughes (Nissan GT - R), a 15 voltas 22) Zonta / Kechele (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 32 voltas |
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