segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Título do Itaipava GT Brasil pode ser decidido neste fim de semana em Curitiba

Valdeno Brito e Matheus Stumpf chegam com chances de garantir a conquista por antecipação na categoria Itaipava GTBR3

A temporada do Itaipava GT Brasil ainda tem cinco candidatos ao título na categoria Itaipava GTBR3, apesar da confortável vantagem dos líderes Valdeno Brito e Matheus Stumpf, pilotos do Ford GT. Eles chegam para as corridas que formam a penúltima etapa do campeonato, marcada para os dias 30 e 31 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), precisando apenas de mais um terceiro e um quarto lugares para comemorar antecipadamente a conquista do título de 2010.

Mas a missão é mais difícil do que parece: ainda existem possibilidades de título para Daniel Serra e Chico Longo, Marcelo Hahn e Allam Khodair, Claudio Dahruj, Ricardo Maurício e Bruno Garfinkel, todos com o Lamborghini Gallardo LP560. "Felizmente, temos uma vantagem segura em relação aos outros, o que nos permite partir para cima e tentar fechar o título neste fim de semana. Mas se ficarmos entre os cinco primeiros nas duas corridas já estará muito bom", afirma Matheus Stumpf.

A dupla terá como desvantagem o peso adicional, o chamado lastro de sucesso, colocado no carro em função do desempenho recente, uma forma de equilibrar as forças no Itaipava GT Brasil. "O peso é o inimigo número 1 de um carro de corrida, então fica difícil tentar uma vitória ou pódio com o que vamos carregar, mas nossa tática é correr com calma, usando a cabeça, para não cometer erros e conseguir o melhor resultado possível", acrescenta Valdeno Brito. 

No total, eles terão 65 kg extras no modelo Ford GT. Para impedir uma conquista antecipada da dupla, os adversários contam também com o bom retrospecto na pista, caso dos vice-líderes Daniel Serra e Chico Longo, que foram os vencedores de uma das provas de abril, na última passagem do Itaipava GT Brasil por Pinhais. No momento, eles estão separados dos líderes por 45 pontos, mas ainda há 80 em jogo até o fim do campeonato. 

Quantidade que mantém bem viva a chance dos terceiros colocados, Allam Khodair e Marcelo Hahn. A dupla, que persegue a primeira vitória na temporada depois de seis segundos lugares em doze corridas, também tem boas recordações do circuito. Ganharam duas vezes por lá no ano passado. "Pensamos em título, sim, mas está mais difícil. O Valdeno e o Matheus estão fazendo um campeonato excelente e mereceram a vantagem", reconhece Allam Khodair.

"Acredito que ainda é possível, mas para ganhar o campeonato precisamos fazer uma parte final muito forte e consistente. Tivemos problemas durante o ano que nos custaram muitos pontos importantes, então agora Marcelo e eu precisamos ganhar", acrescenta o piloto. Na verdade, matematicamente eles têm até mais chances do que os pilotos que ocupam o segundo lugar na tabela, considerando o descarte obrigatório do pior resultado desta segunda metade da temporada.

Allam Khodair e Marcelo Hahn podem chegar aos 216 pontos e, com o descarte, ficariam com 209. É mais do que podem alcançar os vice-líderes (218, com descarte 203). Para os demais, a matemática é um pouco mais cruel, mas a possibilidade ainda existe. É o caso do quarto colocado, Claudio Dahruj, e até mesmo dos pilotos que ocupam a quinta posição na tabela, Ricardo Maurício e Bruno Garfinkel. Mas o Itaipava GT Brasil não é formado só por aqueles que disputam o título. 

A promessa é de excelentes disputas, com um grid de largada formado por 30 carros, somando as duas categorias - Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4. O número é reforçado pelo retorno de um piloto local, afastado do campeonato desde as corridas finais do ano passado. O paranaense Wagner Ebrahim está de volta ao volante de um modelo Dodge Viper Competition Coupe. "Tivemos que atualizar nosso carro e agora estamos trabalhando em cima dele de acordo com o regulamento técnico da categoria", afirma.

Será o segundo carro da marca no campeonato. O outro é pilotado por Pedro Queirolo, que disputa regularmente a temporada. E a fama do modelo é a melhor possível no circuito paranaense. "A reta longa ajuda a aproveitar o motor, que é a melhor característica do carro. Como a pista não tem tantas curvas de baixa, o ponto forte será o aproveitamento das saídas de curva. Se tudo der certo temos chance de vencer", revela Pedro Queirolo.

Vale ficar de olho também nos pilotos que subiram ao pódio na etapa passada, como Andreas Mattheis e Xandy Negrão, que correm com um Ford GT, e Chico Serra e João Adibe, de Lamborghini Gallardo LP560. Cleber Faria, também de Lamborghini Gallardo LP560, tem neste fim de semana a chance de subir ao pódio pela terceira etapa consecutiva, depois dos quarto lugares de Interlagos e do Velopark. O fim de semana em Pinhais reserva também algumas outras novidades.

Walter Derani, piloto do modelo Ferrari F430, terá um novo parceiro de pilotagem especialmente nas duas corridas de Pinhais: será Aluízio Coelho. Ausente da etapa passada, a dupla Rafael Derani, que ficou fora por compromissos pessoais, e Cláudio Ricci, afastado por causa de um acidente, está de volta para tentar repetir a vitória conquistada por eles na primeira passagem da categoria pelo Autódromo Internacional de Curitiba neste ano, em maio.

Na parte técnica, não houve nenhuma alteração nas configurações determinadas para equilíbrio de desempenho. Ou seja, os carros chegam exatamente como estavam no Velopark. As atividades começam na sexta-feira (29) e serão duas corridas ao longo do fim de semana em Pinhais. A primeira no sábado (30), às 15h50, e a segunda no domingo (31), às 13h50, as duas com transmissão ao vivo e na íntegra pela RedeTV!.

A PROGRAMAÇÃO EM PINHAIS
SEXTA-FEIRA (29)
09h30 - 10h25 1º Treino Livre - TNT SuperBike
10h35 - 11h20 1º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
11h30 - 12h25 2º Treino Livre - TNT SuperBike
13h05 - 13h50 2º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
14h00 - 14h55 3º Treino Livre - TNT SuperBike
15h05 - 15h50 3º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
SÁBADO (30)
08h30 - 09h15 1º Treino Classificatório - TNT SuperBike
09h30 - 10h15 4º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
10h30 - 11h15 2º Treino Classificatório - TNT SuperBike
11h30 - 12h15 1º Treino Classificatório - Itaipava GT Brasil
12h30 - 13h15 2º Treino Classificatório - Itaipava GT Brasil
13h30 - 14h15 3º Treino Classificatório - TNT SuperBike
14h40 - 14h55 Super Pole - TNT SuperBike
15h50 1ª Corrida - Itaipava GT Brasil
DOMINGO (31)
10h00 - 10h15 Warm Up - TNT SuperBike
10h30 - 10h45 Warm Up - Itaipava GT Brasil
12h30 Corrida - TNT SuperBike
13h50 2ª Corrida - Itaipava GT Brasil

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (APÓS 12 DE 16 CORRIDAS)
Itaipava GTBR3
1 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 183 pontos
2 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 138 pontos
3 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 136 pontos
4 Claudio Dahruj, Lamborghini, 122 pontos
5 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 110 pontos
6 Andreas Mattheis, Ford, 104 pontos
7 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 101 pontos
8 Rafael Daniel, Lamborghini, 98 pontos
9 Xandy Negrão, Ford, 95 pontos
10 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 89 pontos
11 Lico Kaesemodel, Ford, 84 pontos
12 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 68 pontos
13 Cleber Faria, Lamborghini, 63 pontos
13 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 63 pontos
15 Vanue Faria, Lamborghini, 61 pontos
15 Julio Campos, Ferrari, 61 pontos
17 Linneu Linardi, Ferrari, 60 pontos
18 Aluizio Coelho, Ford, 57 pontos
19 Thiago Viana, Ferrari, 33 pontos
20 Ricardo Zonta, Lamborghini, 24 pontos
21 Fernando Poeta, Ferrari, 20 pontos
21 Marcos Gomes, Ferrari, 20 pontos
23 Paulo Bonifácio, Ford, 18 pontos
24 João Santana, Ferrari, 12 pontos
25 Beto Monteiro, Porsche, 11 pontos
25 Leo Burti, Ford, 11 pontos
27 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 8 pontos
27 Juliano Moro, 8 pontos
29 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7 pontos
30 Fabio Carreira, Ferrari, 4 pontos
31 Leonardo Vital/Marcello Sant'Anna, Viper, 3 pontos

OS VENCEDORES EM PINHAIS
2010 Daniel Serra/Chico Longo (Lamborghini)
2010 Claudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari)
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn (Ferrari)
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn (Ferrari)
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari)
2009 Matheus Stumpf/Ramon Matias (Viper)
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel (Viper)
2008 Andreas Mattheis/Xandy Negrão (Ford)
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles (Ford)
2008 Alceu Feldmann/Thiago Marques (Lamborghini)
2007 Andreas Mattheis/Xandy Negrão (Lamborghini)
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio (Lamborghini)
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio (Lamborghini)
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio (Lamborghini)

CREDENCIAMENTO: O credenciamento de imprensa pode ser feito pelo site oficial da categoria,www.itaipavagtbrasil.com.br, na área Credenciamento. 

INGRESSOS: Arquibancada (R$ 10), Visitação (R$ 35) e Clube Itaipava GT Brasil (R$ 50). No portal ObaOba (www.obaoba.com.br), revendas autorizadas Pirelli ou bilheteria do autódromo.

Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
TIAGO MENDONÇA
Tel.: (11) 3045.0836
Cel.: (11) 8331.5464
imprensa@sro-la.com.br

--
Todos os direitos reservados - 2009 - JORNAL DO AUTÓDROMO -  anuncie no jornaldoautodromo.com.br
http://www.jornaldoautodromo.com.br/ ABSOLUTAMENTE TUDO EM RESULTADOS O www.jornaldoautodromo.com.br é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Anuncie no http://www.jornaldoautodromo.com.br/ "

____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br

E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário