Segundo piloto da equipe Ecopads-Vogel, circuito do Distrito Federal é bastante técnico, ao contrário do julgamento comum de que é mais "fácil" por ter menos curvas
Na etapa passada, a Stock Car foi a Santa Cruz do Sul (RS), pista que a maioria dos pilotos coloca como uma de suas favoritas do ano. Mas as duas últimas provas serão disputadas nos circuitos mais rápidos do ano, os anéis externos de Brasília e de Curitiba, que geralmente são repudiados por serem considerados "pouco exigentes" ou "nivelar por baixo" a disputa. Segundo um especialista nestes traçados velozes, Pedro Gomes, da equipe Ecopads-Vogel, este julgamento é bastante precipitado. A penúltima etapa será disputada neste domingo, no Distrito Federal.
"Uma corrida em anel externo é diferente de uma em um oval. Claro, o traçado é mais simples, mas as curvas são bem distintas, especialmente em Brasília, onde cada uma das quatro curvas tem um desafio diferente. Além disso, a Um e a da Vitória são de média e alta velocidade, fazendo com que o piloto tenha que ser técnico e ao mesmo tempo arrojado para garantir um contorno eficiente para ganhar velocidade no trecho em reta a seguir", explica Gomes.
Não por acaso, o piloto de Ribeirão Preto tem seu melhor retrospecto nos circuitos de anel externo - em Curitiba, por exemplo, tem uma vitória e duas poles. O filho do tetracampeão da Stock Car, no entanto, concorda que um bom acerto do carro é fundamental para quem busca vencer em um destes dois circuitos, onde a média de velocidade supera os 180 km/h.
"O anel externo de Brasília e o de Curitiba, assim como qualquer pista, exigem um excelente set up do carro, porque do contrário o piloto não consegue tirar esta diferença. Um bom rendimento do motor e do câmbio é 70% do caminho andado. Mas isso não significa que esta pista seja fácil: pelo contrário, ela é bem técnica e exige uma tocada inteligente dos pilotos", diz Gomes.
Um dos desafios é na freada das quatro curvas do anel externo do autódromo Nelson Piquet. Todo o alinhamento visa melhorar a performance do carro levando-se em conta o fato de que todas as curvas são para a direita - há apenas uma leve mudança de direção para a esquerda entre a Dois e a Três, mas é feita com 100% de aceleração. "Por conta deste alinhamento, na hora de reduzir a velocidade, o carro acaba desequilibrando, exigindo bastante atenção dos pilotos", explica Gomes.
A penúltima etapa do ano também tem outro atrativo especial: é época de renovação de contratos e busca de novas parcerias para 2011. "É nesta hora que um bom resultado ajuda bastante na famosa dança das cadeiras de pilotos, equipes e patrocínios para o ano que vem. Com certeza não são apenas os pilotos que estão na disputa do título que encaram esta prova como uma etapa decisiva", avalia o piloto da Ecopads-Vogel.
Os carros entram na pista a partir desta sexta-feira, em Brasília. No sábado, será disputada a classificação, que define o grid de largada da corrida de domingo. A largada será às 11h, com transmissão ao vivo da Sportv e compacto de 20 minutos no Esporte Espetacular, da TV Globo.
--
Todos os direitos reservados - 2009 - JORNAL DO AUTÓDROMO - anuncie no jornaldoautodromo.com.br
http://www.jornaldoautodromo.com.br/ ABSOLUTAMENTE TUDO EM RESULTADOS O www.jornaldoautodromo.com.br é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Anuncie no http://www.jornaldoautodromo.com.br/ "
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br



Nenhum comentário:
Postar um comentário