terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prêmio JornalistaseCia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade anuncia os vencedores

Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade anuncia os vencedores


A Comissão de Premiação do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, constituída pelos jornalistas Adhemar Altieri, Carlos Moraes, Edson Rossi, Eleno Mendonça, Marcelo Beirão e o relator Luciano Martins Costa, indicou os vencedores desta primeira edição. Os vencedores da categoria Mídia Nacional terão direito a certificado e ao valor líquido (já com impostos descontados) de R$ 9 mil para cada uma das seis categorias, sendo a categoria de Imagem dividida em Imagem/Foto e Imagem/Video com R$ 4.500,00 cada uma. Os vencedores da categoria Mídia Regional também terão direito a certificado e ao valor líquido (já com impostos descontados) de R$ 5 mil para cada um das cinco regionais. São os seguintes os profissionais e respectivos trabalhos apontados como vencedores:

Mídia Nacional:

Jornal: Claudio Motta Rodrigues da Silva (O Globo/Rio de Janeiro), com o caderno Caminhos da América, no qual o Brasil é enfocado de forma inovadora, no contexto latino-americano, sob vários aspectos da sustentabilidade, de maneira transversal.

Revista: Alexandre Teodoro Mansur (Época/São Paulo), com o especial sobre meio ambiente Quanto vale a natureza?, sobre o valor econômico do patrimônio ambiental.

Rádio: Wellington Carvalho dos Santos (Eldorado 700 AM/São Paulo), com Apresentando os negócios sociais, que discutiu em profundidade as temáticas dos investimentos sociais, baseando-se no discurso de Mohammed Yunus, banqueiro indiano que revolucionou o crédito para populações de baixa renda na Índia. O trabalho buscou apresentar um retrato de como funciona a cadeia dos negócios sociais financiados por microcrédito.

Televisão: Eduardo Cesar Silva Gomes (Rede Minas/Belo Horizonte), com Cuidando do lixo, matéria em três blocos sobre a preocupação de dono de cafeteria com a destinação correta de embalagens. A reportagem aprofunda-se ao abordar a renda transferida para quem faz a reciclagem, dá um panorama do chamado garimpo urbano de materiais valiosos e acrescenta testes de novos materiais, como argamassa derivada de garrafas PET. O trabalho aborda de forma clara a logística reversa e Politica Nacional de Residuos Sólidos.

Internet: Denis Russo Burgierman (Webcitizen, empresa independente de jornalismo/São Paulo), com a criação do site !sso não é normal (www.issonaoenormal.com.br), que analisa, de forma multimídia, o impacto das mudanças climáticas com três casos: cidade de São Paulo, Estado de Santa Catarina e região Nordeste.

Imagem/Vídeo: Alberto Alves dos Santos (TV Globo/ São Paulo), com Mata Atlântica-Piaçava, sobre comunidade nativa que se dedica a atividade econômica tradicional que respeita a natureza.

Imagem/Foto: Andressa Anholete (Jornal de Brasília/DF), com Voa carcará!, trabalho em que a autora flagra aves buscando o alimento em meio à terra arrasada pela queimada.

Mídia Regional:

Regional 1 (Rondônia, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Maranhão e Piauí): Bruno Augusto Kelly, de A Crítica/Manaus, com Cultivo em família assegura continuidade do guaraná do Amazonas (da categoria Imagem/Foto), trabalho que mostra a saga familiar no cultivo de uma das riquezas da Região Norte.

Regional 2 (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo): Pedro Romero Bezerra de Siqueira e Myllena Valença, Jornal do Commercio/Recife, com Ipojuca pede socorro (Jornal), série que mostra os problemas ambientais, sociais e econômicos do Rio Ipojuca, um dos mais importantes do agreste de Pernambuco.

Regional 3 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal): Ruiblans Outo Matos, RDM Semanal/Cuiabá, com É pau, é pedra, é o fim do caminho? (Revista) , matéria que faz uma análise sobre a situação de Cuiabá no campo do desenvolvimento econômico e social, cobrando providências das áreas governamentais.

Regional 4 (São Paulo e Rio de Janeiro): André Trigueiro Mendes, Cidades e Soluções/GloboNews/RJ, A recuperação ambiental de Cubatão (Televisão), que aborda o resgate ambiental daquela cidade da Baixada Santista, em São Paulo, devastada pela industrialização e pela poluição ao longo de décadas e que ainda sofreu com um incêndio gigantesco incêndio, que ficou na história.

Regional 5 (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina): Kamila Silva de Almeida, Zero Hora/Porto Alegre, com Dunas – Proteção costeira em xeque (da categoria Internet), matéria que se debruça sobre a questão ambiental, apresentando o diagnóstico e as soluções, combinando de forma harmoniosa textos e ilustrações, incluindo infográficos animados.

Vale lembrar que essa divisão por regiões não é a oficial do País; foi feita em função de dar maior equilíbrio de forças entre os concorrentes, para permitir maiores chances de vitória a regiões sem a tradição e os recursos dos grandes centros.

Os contemplados receberão seus prêmios na cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 30 de novembro no Tom Jazz, na cidade de São Paulo, quando será anunciado o vencedor do Grande Prêmio, que é um dos vencedores da categoria Mídia Nacional.

O Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Jornalismo, em sua primeira edição, recebeu 548 trabalhos de 243 profissionais de jornalismo.

O Conselho Consultivo do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Jornalismo, integrado por profissionais de Comunicação e especialistas de Sustentabilidade de diversas organizações não governamentais consideradas referência no tema e também por integrantes da Academia, escolheu por indicação e depois referendou por votação os três prêmios especiais que são:

Personalidade do Ano – senadora Marina Silva

Veículo do Ano – Rádio CBN

Veículo Especializado do Ano em Sustentabilidade – Revista Ideia Sustentável

O Conselho Consultivo foi integrado pelos seguintes profissionais: Alexander Rose, da TNC Brasil – The Nature Conservancy do Brasil; Carlos Carvalho, da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação; Clarisse Lins, da FBDS – Fundação Brasileira de Desenvolvimento Social; Elisa Prado, da Tetra Pak; Estanislau Maria, do Instituto Akatu; Felipe Banntiz, da FGV/SP – ITCP Incubadora Tecnologia de Iniciativas Populares; Fernaldo Almeida, consultor em Sustentabilidade e autor de vários livros sobre o assunto; Isabela de Lima Santos, da CI-Brasil – Conservação Internacional Brasil; professor Jacques Marcovitch, da USP; Luiz Fernando Guedes Pinto, do Imaflora; Malu Nunes, da Fundação O Boticário; Mario Sergio Fernandes de Vasconcelos, da Febraban; Nelson Kawakami, do Green Building Council Brasil; Paulo Nassar, da Aberje – Associação Brasileira da Comunicação Empresarial; Rodrigo Zavala e Mariana Rico, do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas; Sergio Mindlin, da Fundação Telefônica; Sonia Favaretto, da BM&F; Victorio Mattarozzi, da consultoria Finanças Sustentáveis; Walter Duran, da Philips do Brasil.

Diferencial

Criado com o objetivo de estimular a produção de conteúdos editoriais sobre sustentabilidade nos veículos de comunicação, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade conta com o apoio do HSBC e do Instituto HSBC Solidariedade e colaboração da Maxpress (que recebeu online os trabalhos e as votações do Conselho Consultivo). Para Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia, "a participação que tivemos mostra que o tema já encontra guarida em quase toda a imprensa brasileira. Queremos, com o prêmio, ampliar ainda mais as iniciativas, pois é preciso massificar os conceitos da Sustentabilidade para que eles possam permear todos os atores da sociedade. Tivemos cinco vezes mais inscrições do que imaginávamos e isso, além de nos deixar muito satisfeitos, reforça o compromisso de aperfeiçoar ainda mais a iniciativa".

O troféu

Clique aqui para ampliar a imagem.

O troféu do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade que será dado aos vencedores na noite de 30 de novembro é uma criação da artista plástica Eli Tosta. Inspirado na logomarca do HSBC, a obra também remete a uma figura humana que olha para cima (e para o futuro) e tem os braços abertos, expandindo espaços em prol da Sustentabilidade. A peça, com base em vidro lapidado, é feita em cerâmica de Raku com detalhes em vermelho (e uma versão em branco) e cristal no topo. Receberão esse troféu os vencedores dos prêmios especiais e os das categorias Mídia Nacional e Mídia Regional – o vencedor do Grande Prêmio receberá um troféu de cor diferente. Eli Tosta é membro titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, tem diversos cursos de especialização na Itália (Roma, Milão e Turim), é catalogada no anuário francês Les Semardiras e detentora de vários prêmios internacionais, entre eles a Palma de Ouro (Festival de Verão – Elite Internacional de Arte Contemporânea – Paris 2000), Prêmio Ouro (Salão Nacional de Arte Contemporânea – São Paulo – 2001), Medalha de Ouro (Academia de Artes, Ciências e Letras da França – Paris – 2007) e Prêmio Ouro e Abertura Oficial (Carrousel du Louvre – Paris – Dezembro/2008). Tem obras em galerias e museus de diversos países. Ao longo da última década, desenvolveu uma técnica única, trabalhando exclusivamente com materiais ecologicamente corretos. Com um ateliê às margens do Rio Negro, no Amazonas, a cada seis meses busca na cultura indígena e na floresta inspiração para suas obras.

Quem julgou – as várias instâncias

Para chegar à comissão de premiação (citada no início), todos os trabalhos jornalísticos foram analisados e selecionados pelos integrantes da Comissão de Seleção, formada por profissionais de jornalismo e de comunicação ou de outras especializações, mas ligados à Sustentabilidade, para que a seleção tivesse o olhar do tema ao passar para a etapa seguinte. Seus integrantes foram: Claudia Malschitzky, do Instituto HSBC de Solidariedade; Cristina Vaz de Carvalho, jornalista, do J&Cia; Denise Santana Fon, jornalista do Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo; Elaine Lina, relações públicas e presidente do Conrerp 2ª Região; José Paulo Lany, jornalista e cineasta; Marco Antonio Rossi, jornalista e relações públicas; Mateus Furlaneto, relações públicas e gerente de relações públicas da Aberje; Nelson Graubart, designer; Paulo Vieira Lima, jornalista; Reinaldo Canto, jornalista especializado em sustentabilidade; Samuel Iavelberg, fotógrafo; Wilson Baroncelli, jornalista e editor-executivo do J&Cia.




Atenciosamente

Lena Miessva

(11) 26796994

Colaboração




--
Todos os direitos reservados - 2009 - JORNAL DO AUTÓDROMO -  anuncie no jornaldoautodromo.com.br
http://www.jornaldoautodromo.com.br/ ABSOLUTAMENTE TUDO EM RESULTADOS O www.jornaldoautodromo.com.br é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Anuncie no http://www.jornaldoautodromo.com.br/ "

____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br

E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário